
O ministro do TCU – Tribunal de Contas da União Walton Alencar autorizou nesta segunda-feira uma inspeção para apurar denúncias sobre o suposto favorecimento na liberação de recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, órgão ligado ao Ministério da Educação.
No mês passado, o caso culminou com a exoneração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, e também levou à abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) e na Polícia Federal (PF), além de uma fiscalização extraordinária do próprio TCU.
Segundo Alencar, mesmo diante da saída de Milton Ribeiro, os fatos devem continuar em investigação. O ministro atendeu ao pedido de apuração feito por deputados federais após a divulgação das denúncias. Para o ministro do TCU a gravidade dos fatos exige atuação imediata da Corte.
No dia 21 de março, uma reportagem divulgou um áudio em que Milton Ribeiro diz favorecer prefeituras de municípios ligados a dois pastores.
Na ocasião, o então ministro Milton Ribeiro disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta.
*Com informações da Agência Brasil
Edição: Agência Brasil