
Primeiro de abril. Dizeres e promessas na data podem ser subentendidos como inverdades. Isso porque é mundialmente o Dia da Mentira. E as pessoas aproveitam a oportunidade para soltar piadinhas, fazer pegadinhas e aplicar trote em amigos e parentes.
Acredita-se que a brincadeira nasceu na Europa no século 16. Em 1582, diante do novo calendário cristão determinado pelo papa Gregório XIII, os mais resistentes à mudança teriam mantido as festas de ano novo na data antiga que variava do final de março ao dia 1° de abril. E assim eternizaram o dia como se fosse um tipo de “ano novo de mentira”, fazendo pegadinhas com compromissos marcados para essa data, já que vários países demoraram a aceitar o calendário gregoriano.
Existem outras teorias para a origem do Dia da Mentira. Entre elas, uma tradição romana de fazer trotes no equinócio. Já na Inglaterra, a data é chamada de April Fool’s, traduzido para o português como Dia dos Bobos de Abril. Até o meio-dia, é permitido fazer brincadeiras. Depois desse horário, pode dar azar.
Enquanto isso na França, é o “Peixe de abril”. As pessoas pregam pequenos peixes de papel nas costas uns dos outros para lembrar a data. Já especificamente na cidade de Nice, a cerca de 900 quilômetros da capital francesa, existe uma tradição antiga de soltar um rojão ao meio-dia para avisar que é hora do almoço. Mas isso muda no dia 1° de abril quando o barulho ocorre uma hora mais cedo.
História Hoje
Redação: Beatriz Evaristo
Sonoplastia: Messias Melo
Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista