O Brasil vai começar a produzir em grande escala ainda este ano uma vacina própria contra à covid-19. Essa é a estimativa do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. Em entrevista à Voz do Brasil nessa quarta-feira, o ministro disse acreditar que em nove meses estarão concluídos os testes clínicos da vacina brasileira.
Marcos Pontes afirmou ainda que a vacina brasileira vai usar tecnologia de terceira geração de RNA, em uma dose menor que a das vacinas já existentes, acoplada a cinco mutações do vírus. A expectativa do chefe da pasta de Ciência e Tecnologia é que o efeito do imunizante seja mais prolongado de uma dose pra outra, além de oferecer maior proteção e ser mais barata.
Marcos Pontes disse ainda que está avançado o projeto do primeiro laboratório de biossegurança de nível 4 na América Latina, em Campinas, no estado de São Paulo. Segundo ele, a estrutura vai permitir pesquisas, produção de remédios e o desenvolvimento de vacinas contra doenças como a Dengue, Zika, Malária e Chikungunya .
Edição: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde